terça-feira, 22 de novembro de 2011

DOIS EM UM: Dr Jekyll and Mr Hyde


 Como na ficção “ Dr Jekyll and Mr Hyde ele é dois, um meigo que me trata como pétala de flor e outro cruel que me trata como espinho. 

Síntese da Definição do Narcisista:
Indivíduos que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, acreditando serem especiais e explorando os outros em suas relações sociais, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e por vezes contando vantagens de situações. Não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor.


   Quando se tem como parceiro um narcisista você se sente um satélite afetivo. Tudo é planejado de acordo com a vida e as preferências do outro. Elas se sentem especiais demais, raros demais, vaidosos demais, inteligentes demais. Tudo acima da média comparado aos simples mortais. Um ser apaixonado por ele mesmo. O egoísmo nessa personalidade encontra a expressão máxima e desmedida. A desproporção do “eu” e da auto-estima.

       Sempre me senti assim, um satélite em órbita de um astro rei. Sei que até fortaleci essa grandiosidade e colaborei, como estratégia de sobrevivência, instinto de auto-preservação, sei lá. Sempre fiz o que ele queria, mesmo quando ele me dava a oportunidade de escolher, minha escolha tinha que se assertiva, pois se falhasse, alguma culpa me era jogada. Com o tempo, passei a recusar fazer escolhas, deixava com que ele decidisse coisas básicas, como o filme que veríamos o lugar para alguma viagem, etc. Geralmente as escolhas dele, eram bem estudadas, e dava tudo certo. Ele se vangloriava disso e eu aplaudia.

          Você vai sentir a atitude de superioridade o tempo todo, com uma infinidade de “faces”. Pode se manifestar, por exemplo, num único olhar de reprovação por não ter se comportado ”à altura dele”.

        Quando ele era diretor de uma empresa e eu tinha minhas crises “infundadas”, ele dizia que um homem na posição dele precisava de uma mulher à altura, forte...

        Contudo na maioria dos casos esse sentimento de grandiosidade é só uma forma de mascarar esquemas de inferioridade. Sua auto-estima na verdade é muito frágil. Eles se preocupam com o modo de como estão se saindo, ou se estão bem vestidos, ou no quanto são considerados pelos outros. Essa necessidade de admiração e atenção é constante, qualquer manifestação contrária a isso gera perplexidade por parte deles. Daí a necessidade de se caçar elogios.

      Quando eu falava, eu te amo, ele vinha sempre com a pergunta, por quê? E eu desfiava o leque das suas qualidades. Via a satisfação estampada na sua cara. Fazendo uma análise de tudo, vejo o quanto ele se empenhava em ser engraçado, a mostrar conhecimento, mas não de uma maneira natural, não para me ver feliz, mas sim para receber elogios. Não é pela minha felicidade que ele se fazia passar pelo homem ideal, mas para reforçar seu super ego.



Nenhum comentário:

Postar um comentário